Exercícios Físicos para Manter a Forma Depois dos 40

É de conhecimento público que infelizmente com o passar dos anos o metabolismo vai se alterando e ficando cada vez mais lento.

Mas apesar de parecer difícil, manter a boa forma com o passar dos anos não é assim tão complicado! O que é preciso ser revisto é o tipo de exercício que se faz para alcançar a boa forma física após os 40 anos de idade!

É necessário perceber que as articulações precisam de mais atenção nessa faixa etária, para que se possa evitar lesões causadas durante os treinos. Afinal, os exercícios precisam estar adequados independente de qual a idade do praticante.

Portanto, confira uma lista de exercícios ideais para te ajudar a manter a forma depois dos 40 anos:

Aeróbica

Os treinos de aeróbica são divertidos e as aulas costumam ser em grupos o que poderá te ajudar a não desanimar.

São treinos excelentes para ajudar a perder peso e manter a capacidade cardiorrespiratória em dia.

Corrida

Mesmo que você nunca tenha corrido por esporte na vida, os treinos de corrida são sempre uma boa opção!

A corrida pode ser praticada em parques, praias, ou até mesmo pelo seu bairro. É preciso ter cuidado com desníveis no solo, e adquirir um bom tênis para te ajudar a absorver os impactos do exercício!

Os treinos podem ser praticados em grupos ou individualmente. Mas é preciso ter atenção ao seu corpo e respeitar seus limites físicos. Nada de iniciar querendo correr 10 quilômetros, afinal, seu corpo não está preparado.

Prefira sempre correr em dias alternados, dando um período para que o seu corpo se recupere do exercício que é bastante desgastante e trabalha o corpo quase todo.

Pedalar

Os treinos com bicicleta trabalham fortemente os membros inferiores, e são excelentes para a perda de peso.

Andar de bicicleta é um dos prazeres da infância e juventude que muitas vezes deixamos de lado, e se você nunca pedalou não é tarde para aprender!

Pedalar em grupos ou até mesmo sozinho é excelente para ter um momento relaxante e ficar em forma.

Musculação

Após os 40 anos, começamos a perceber a perda de tônus muscular. Por isso, mesmo que você nunca tenha ido a um treino de musculação, é hora de se programar para iniciar a prática!

Assim, você melhorará sua saúde, diminuindo a perda de massa magra, e melhorando sua autoestima e disposição física.

Natação

É um excelente exercício porque além de auxiliar a queimar muitas calorias, tem pouco impacto sobre as articulações e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo.

Além de ser um treino extremamente prazeroso para quem mora em cidades ensolaradas, o contato com a água nos treinos é refrescante e revigorante.

Você pode ainda buscar atividades físicas que podem ser feitas em casa, como o programa de treinamentos total hiit oferece a você a oportunidade de se exercitar, mantendo a forma, tudo isso com apenas 20 minutos do seu dia.

Opções de atividades físicas não faltam para quem deseja se manter em forma após os 40 anos. Associar os exercícios físicos a uma alimentação equilibrada é o segredo para ter mais saúde e qualidade de vida em todas as idades, o que se reflete em um corpo mais bonito e em forma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *